sábado, 8 de setembro de 2012




Eleições Conselho Escolar


27/09 (Quinta-feira)


Período de inscrição de chapas: 30/08 a 11/09

Período de campanha: 18/09 a 25/09


O QUE É O CONSELHO ESCOLAR?

           O Conselho Escolar é um órgão colegiado que representa a comunidade escolar, atuando em sintonia com a administração da escola e definindo caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e político-pedagógica condizentes com as necessidades e potencialidades da escola. Com isto, o poder é dividido e consequentemente as responsabilidades, também.

FUNÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

            Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino, portanto, sua função básica e primordial é a de conhecer a realidade e indicar caminhos que garantam o sucesso da escola.
             Tem funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

 Deliberativa: decidir, deliberar, aprovar, elaborar.
A função deliberativa acontece quando os conselheiros decidem sobre o projeto político- pedagógico e outros assuntos da escola, aprovam encaminhamentos de problemas, garantem a elaboração de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino e decidem sobre a organização e o funcionamento geral das escolas, propondo à direção as ações a serem desenvolvidas. Elaboram normas internas da escola sobre questões referentes ao seu funcionamento nos aspectos pedagógicos, administrativos ou financeiros.

Consultiva: opinar, emitir parecer, discutir, participar.
A função consultiva acontece quando os conselheiros têm um caráter de assessoramento, analisando as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentando sugestões ou soluções, que poderão ou não ser acatadas pelas direções das escolas.

Fiscal: fiscalizar, acompanhar, supervisionar, aprovar prestação de contas.
A função fiscalizadora acontece quando os conselheiros acompanham a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras, avaliando e garantindo o cumprimento das normas das escolas e a qualidade social do cotidiano escolar.

Mobilizadora: apoiar, avaliar, promover, estimular e outros.
A função mobilizadora acontece quando os conselheiros promovem a participação, de forma integrada, dos segmentos representativos da escola e da comunidade local em diversas atividades, contribuindo assim para a efetivação da democracia participativa e para a melhoria da qualidade social da educação.


Nenhum comentário: