sábado, 20 de agosto de 2011

''Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças''
                                                                            Maria Teresa Egler Mantoan


         O Atendimento Educacional Especializado(AEE), é um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”. (SEESP/MEC,2008)
            O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela.

              Conteúdos do AEE:

Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS e LIBRAS tátil, Alfabeto digital, Tadoma, Língua Portuguesa na modalidade escrita, Sistema Braille, Orientação e mobilidade, informática acessível , sorobã (ábaco), estimulação visual, comunicação alternativa e aumentativa-CCA, desenvolvimento de processos educativos que favoreçam a atividade cognitiva.

             Recursos do AEE:

Materiais didáticos e pedagógicos acessíveis(livros, desenhos, mapas, gráficos e jogos táteis, em LIBRAS, em Braille, em caracteres ampliado, com contraste visual, imagéticos , digitais, entre outros), tecnologias de informação e de comunicação-TICS acessíveis (mouses e acionadores, teclados com colméias, sintetizadores de voz, linha Braille, entre outros) e recursos ópticos, pranchas de CAA, engrossadores de lápis, ponteira de cabeça, plano inclinado, tesouras acessíveis, quadro magnético com letras imantadas, entre outros.

Alunos público-alvo da Educação Especial, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto nº 6.571/2008 (MEC/SEESP):

        Alunos com deficiência -(natureza física, intelectual ou sensorial) ;
        Alunos com transtornos globais do desenvolvimento (com autismo, síndromes do espectro autista);
        Deficiência Múltipla;
        Alunos com altas habilidades/superdotação.
                 
                  Algumas funções do professor do AEE

  • Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, .recursos pedagógicos de acessibilidade.
  • Reconhecer as necessidades e habilidades do aluno.
  • Produzir materiais tais como textos transcritos, e materiais didáticos.
  • Elaborar e executar o plano de AEE.
  • Organizar o tipo e o número de atendimento.
  •  Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular.
  •  Ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva (MEC/SEESP, 2009).
  • Promover atividades e espaços de participação da família e a interface com serviços de saúde,  assistência social e outros(MEC/SEESP, 2009).



 Contribuição da professora Sastria de Paula Rodrigues.

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