sábado, 25 de junho de 2011

 Confira abaixo as oficinas de formação que foram realizadas na nossa escola, no dia 8 de junho do corrente ano, com os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

PRODUÇÃO TEXTUAL

Na “Oficina de produção textual” planejada pelas professoras Palmyra Otília Antunes Fuhro e Valquiria Rodeghiero Aldrighi foi proposta uma narração sobre o sequestro do filho de um rico empresário.
Na referida proposta, constam o bilhete dos sequestradores, exigindo 500 mil dólares de resgate, e os personagens que deveriam compor a narrativa.
Ao esboçarem o planejamento da redação, houve discussão sobre a questão do desrespeito às diferenças, da violência caracterizada, nesse caso, pelo crime de privação da liberdade de um menor (o menino sequestrado tinha apenas 12 anos).
Os alunos participantes concluíram que isso se traduz pela distorção dos valores apresentados na narrativa.
Os alunos que produziram o texto demonstraram ter consciência dos valores necessários a uma sociedade mais justa.

SEXUALIDADE E DIVERSIDADE

 A noite começou com uma palestra com a professora Eriane Castro Teixeira Ferreira.  Após a palestra, os alunos, auxiliados pelos professores, se reuniram em grupos para debater o tema e os slides apresentados, sem banalização e falso moralismo. No final, todos se reuniram para apresentar suas conclusões. Os alunos acharam que a reflexão propiciou abordar o tema discriminação, difundindo as ideias de solidariedade, respeito e responsabilidade seus atos. Foi um espaço de crescimento mútuo, reforçando a necessidade de continuidade do trabalho visando à preparação para o exercício da cidadania.


Nenhum comentário: